Motivos para ter (e manter) uma agenda

Por Cristyam Otaviano - fevereiro 06, 2017

Esse post serve bem ocupados, desorganizados e esquecidos. Ou mesmo guardadores de boas lembranças.
Fazer duas faculdades não é fácil, digo porque já vivi o drama de fazer doze cadeiras ao mesmo tempo. Mas eu Me Formei e fiquei livre de uma, falta mais uma. Como eu sobrevivi? A base de muito café e com a ajuda de um livro sagrado chamado Agenda

Papel reciclado claro!
Agenda não serve somente para pessoas ocupadas, mas também pessoas desorganizadas e esquecidas que vivem furando com a negrada porque não lembrou da lista de Cálculo que tinha que entregar no dia seguinte. Serve para quem é os três, porque essas pessoas existem sim!

Te livra de esquecer as coisas

Um motivo muito bom! Sabe aquele seminário que eu esqueci, pois é, eu não mantinha agenda naquela época, isso foi um motivo chave para eu ter esquecido dele. Escrever e planejar seus compromissos numa agenda te ajuda a fixa-los em sua cabeça e assim ajuda a se preparar e evitar que passem em branco. Putz eu esqueci do aniversário do meu melhor amigo!

Ajuda a descobrir e priorizar suas prioridades 

Na vida existem pedras grandes e pequenas, as grandes são aquelas coisas que incomodam e as pequenas são coisas sem muita importância, mas que devem ser levadas em consideração. Na rotina não muda muito. Imagine sua semana como um balde, se você colocar primeiro as pedras pequenas e depois as grandes, não haverá espaço para elas, então você precisa refazer tudo, primeiro por as grandes e em seguida encaixar as pequenas no espaço que sobra.


É essencial que você saiba suas prioridades no momento, e demandar o tempo para ela. Assim logo se livrará das suas pedras grandes, claro para isso é preciso abdicar de muitas coisas, mas é você quem pré estabelece suas prioridades, que podem mudar confirme o momento.

Ajuda com o foco/objetivos/metas

Ao estabelecer prioridades e dedicar-se a ela, é uma maneira de colocar seu foco naquilo. Saber que é preciso, antes de mais nada, estudar meia ou uma hora todo dia, é uma maneira de manter o foco na rotina de estudos. Isso com o tempo torna-se um hábito e assim você logo se vê no rumo dos seus objetivos ou metas. Você vai ficar mais disciplinado. Ao infinito e além.

Organização

Esse motivo é a chave e síntese de tudo. Sem dúvida você tendo maior noção do seu tempo, cuidando de uma agenda, vai passar a saber quando pode sair com seus amigos para beber e passar a noite no meio do mundo, sem peso na consciência de ter que estudar para a prova de Polímeros na segunda. Dificilmente esquecerá da prova ou do seminário que devia apresentar. Leia tambem: Coisas que não devia, mas acabei esquecendo!

A seta indica que foi adiado
Uma vez anotado lá, dificilmente vai esquecer, do compromisso, é como um exercício de fixação. Ou mesmo já vai sofrer pressão psicológica antecipada pela prova prática de laboratório, e aí vai estudar,se livrando dela. Quem sabe pode ver se poderá viajar no fim de semana para Jeri. 

Quem gosta da liberdade e não gosta de agenda pode optar por fazer uma lista de deveres, pedras, pequenos médios e grandes e assim ao longo do tempo ir tirando eles da sua lista. É tendência também esse tal de ou planners. A Renata do GlamoRousas fez um post (LINK) onde ela coloca um Planner disponivel para Download. Que eu nem sei que diabéisso. Existem diferentes tipos e tamanhos de agenda e outra opção é fazer uma num caderno mesmo, e aí fazer seu planejamento mensal e semanal.

  • Compartilhe:

Leia Também

0 comentários