O que o Google sabe sobre você?

Por Cristyam Otaviano - junho 09, 2018

Você lembra onde esteve no fim da tarde de três meses atrás? O que pesquisou na internet semana passada? Não?! Pois tenha certeza. O Google sabe!

Gigante no mundo da tecnologia o Google, uma empresa relativamente nova, mas que virou um sábio da cultura popular. Sempre que não sabemos algo, uma busca rápida e se descobre o que desejava, assim tudo começou, um mecanismo de busca em 1998. A empresa cresceu e hoje é senhora de diversos serviços e ao longo de seus anos modificou comportamentos e tecnologias.

Blogs, comunicação, navegação, geo localização, imagens, produção científica e gadgets são alguns dos ramos atuantes da empresa hoje. Esses serviços atuam, como extensões de um sistema nervoso central, que claro controla suas partes, e a parte critica, armazena informações, acredite o Google possui uma memória.

Google 


Tudo começa ao criar uma conta no Gmail, serviço de email da empresa, nos tornamos usuários dos serviços, é como se fosse nosso CPF, mas virtual, e por ele podemos obter as informações. Mas que tipo de informações são essas? De onde elas veem? Aqui entra meu trabalho e minha pesquisa. Não vou supor nada, nem trabalhar com teorias, o que eu mostrar aqui são fatos e posso prova-los.

A informação toda vem através da atividade dos seus usuários. Ao logar sua conta o sistema passa a te "ver" seja de onde for. Observando ele registra suas ações, seja da forma que for. Ao estar logado os olhos do Google estão sob você, registrando e coletando tudo. Monitoração? Invasão de privacidade? Espionagem? Chamem como quiser, mas deixo claro que tudo isso estava embutido nos termos que ninguém lê, só maraca como "Li e aceito os termos" e pronto.

Pesquisas

Sabe quando você vai lá no google e pesquisa "sapato amarelo" e magicamente os anúncios passam a mostrar sapatos. Aí tem dedo do Google. A empresa possui um serviço de anúncios e usa os dados dos usuários para mostrar o que eles andam pesquisando.

Pouco antes de publicar o post.

Além disso o Google sabe tudo que você pesquisou desde a criação da sua conta até o dia de hoje. Quer a prova? Acesse seu Painel de Atividade, logue na sua conta e veja por suas atividades, bem como uma estatística dos navegadores, plataformas, tipo de pesquisas e mais.

Localização

O Google pode saber onde você esteve no fim da tarde de três meses atrás. Sim! Ele sabe onde você esteve por meio do seu celular logado na sua conta. O celular Android, que foi desenvolvido pela empresa. Sabe aquele avizinho da previsão do tempo?

A empresa também possui um serviço de Guia de Locais, ao qual o usuário adere e recebe mensalmente atualizações.

Ele é baseado na sua localização, conferida tempos em tempos pelo celular. Quer a prova? Acesse seu Histórico de Localização e navegue por lá e veja por onde você tem andado, o google sabe até como você se locomove.

O Google te ouve!

Imagem relacionada




Sabe aquele mecanismo, que a gente fala e o celular digita?! Quando pesquisamos algo usando a voz ou quando usamos o celular para descobrir alguma musica? Pois bem o Google tem tudo isso salvo. Acesse a pagina de Controle da sua Atividade e na parte de "Voz e áudio" você pode acessar seu histórico em "Gerenciar Histórico". Ah e lá você pode deletar também suas gravações.

Do que você gosta

O Google sabe disso para mostrar anúncios com assuntos de sua preferência. Ao clicar num desses ou optar por não vê-los, os algoritmos do sistema calculam aquilo que você pode ou não clicar e te mostra enquanto você navega. Você pode ver nas suas Configurações de Anúncios e conferir tudo, ele sabe, ou estima, seu sexo como também sua idade.

O Google sabe disso tudo, e de um pouco mais, sobre você. Acessando a Dashboard da sua conta você tem acesso ao panorama de toda sua conta. Pesquisas, serviços usados, contatos, backups, dispositivos, emails e tudo que for de serviço da empresa.


Além disso a empresa possui um sistema de detecção de faces, que era usado no seu antigo programa de fotos o Picassa, com o fim de marcar o mesmo rosto em varias fotos, mas o programa foi cortado do catalogo da empresa e substituído pelo Google Fotos.

Mas calma, que segundo os termos de privacidade da empresa diz o seguinte:

"Coletamos informações para fornecer serviços melhores a todos os nossos usuários, desde descobrir coisas básicas, como o idioma que eles falam, até coisas mais complexas, como anúncios que o usuário pode considerar mais úteis, as pessoas on-line que são mais importantes para o usuário ou os vídeos do YouTube dos quais o usuário poderá gostar.

Usamos as informações que coletamos em todos nossos serviços para fornecer, manter, proteger e melhorar esses serviços, desenvolver novos e proteger a Google e nossos usuários. Também usamos essas informações para oferecer ao usuário um conteúdo específico, por exemplo, fornecer resultados mais relevantes de pesquisa e anúncios."

A empresa também oferece a opção de o usuário poder apagar todos seus dados. Mas são todos mesmo, tudo que estiver vinculado a sua conta de email do google vai pro beleléu. Blogs, dados da nuvem, emails, livros, áudios, agenda e outros mais. Nas Preferências de Conta há uma seção destinada a excluir a conta, acesse e saiba detalhes. 

Resultado de imagem para google

Os olhos do Google estão a todo momento sobre nós. Isso é um fato que não podemos negar.  E na pratica tendo domínio todas essas informações, o Google torna o uso das plataformas mais dinâmico e deixa cada vez mais pratico. Tendo a premissa de que as informações lá são protegidas, a situação fica delicada. quando se trata de uma única empresa em posse de tudo isso. Informações bancárias, localização de usuários, musicas, vídeos, arquivos de nuvem, emails, livros...

Cuidar dessas informações é dever da empresa, primeiramente, e em seguida dos seus usuários. Informações como essas em mãos erradas podem ser irreversivelmente perigosas. Em contrapartida esses dados poderiam ser usados como provas em acusações de algum crime, ou mesmo um álibi em defesa dele.

  • Compartilhe:

Leia Também

0 comentários