21 de março de 2017


Está chegando a 12ª Bienal Internacional do Livro do Ceará

Todo mundo que gosta da bienal (eu), e livros (eu de novo) sentiu falta de algum evento no final do ano passado. Em anos passados a Bienal do Livro do Ceara costumava acontecer nos últimos meses dos anos pares, mas por alguns motivos ela não aconteceu ano passado e ficou para Abril desse ano. Não to brincando. Vai ser em Abril!!


Com data confirmada para aconteceu do entre os dias 14 e 23 de Abril, sim vai abarcar os feriados como semana Santa e Domingo de Páscoa. O evento já tem muitos escritores confirmados, a lista é grande viu. A diversidade cultura, regional e de gênero dos convidados traz um "q" mais de heterogeneidade para a programação dos 11 dias de evento, que vai acontecer no Centro de Eventos do Ceará.

O lançamento aconteceu no final do mês de outubro, porém eu não pude comparecer ao evento, mas morri de vontade de ir para saber de tudo e contar para vocês aqui. A temática da edição do evento "Cada pessoa um livro, um mundo, uma biblioteca" é, ou aparenta ser, focada no publico trazendo, fazendo referencia a nossa Biblioteca Publica Menezes Pimentel que completa 150 anos próximo ano, ocupando o patamar de uma das bibliotecas mais antigas do país.

Os shows que vão animar as noites da Bienal não foram divulgados, ainda, inclusive estou desde já com o frio na barriga para saber quem vai ser convidado dessa vez. Espero que sejam bons artistas. Sem esquecer, claro, das palestras e afins que pipocam aqui e ali no decorrer do evento. (VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO).

A bienal mudou de data por alguns motivos, a pedido dos expositores, a vista negativa da realização do evento no segundo semestre do ano e também por sempre acontecer em anos pares e coincidir com épocas de política isso complicava o trâmite burocrático no tocante a Lei Rouanet. Ah, e vale lembrar que o mercado editorial fechou 2016 em uma queda de 9,2% em relação a 2015. Logo, um evento com o caráter esse é uma ótima chance para oxigenar o mercado enfraquecido.



Abril é o mês da bienal do livro, tempo de contar histórias, conhecer pessoas, aprender bastante e comprar livros, claro. Sem contar que o mês em si traz vários dias comemorativos relacionados ao universo da leitura. E eu vou começar, desde já, a guardar o dinheiro que eu não tenho e preparar minha lista de desejados para o evento. Lembrando que aceito livros da Clarice (a Lispector) de presente, tá. Vejo vocês pela Bienal!

POSTS SUGERIDOS