Carta para o "Eu" do Futuro

Por Cristyam Otaviano - novembro 01, 2016

Aqueles dias que a gente encontra, na faxina de quarto, aquela caixa de lembranças ou mesmo uma porrada de coisas espalhada pelo quarto, que te faz lembrar de anos atrás, ou quando nos marcam no Facebook numa foto do tempo do bumba, aquelas bem queima filme, que leva a gente para anos atrás e vemos como éramos em alguns aspectos antes e como somos hoje.

Pois bem, uns anos atrás eu descobri que havia um site, da maravilhosa internet, onde você escrevia uma carta e a endereçava para você, essa ferramenta é maravilhosa para os sonhadores ou pessoas que não poupam quando pensam em realizações na vida. Esse site é o FutureMe, mas calma, não acessa agora que eu eu vou te dar um norte do que escrever na carta. O site está em inglês mas é bem fácil de usar, preenchendo o básico com e-mail data que está sendo escrita e a carta propriamente dita.


Certo Cris eu não tenho pretensão na vida e nem sei o que colocar na minha carta, o que eu faço? Eu sugiro que você espere um pouco antes de fazer sua carta para amadurecer a ideia e descobrir ou organizar o que você vai colocar lá. Bem, quanto a o que colocar, vamos pensar nos seguintes passos é interessante conversar sobre isso numa roda de amigos, daí você compartilham ideias e começam a ter uma noção melhor do que falar. Não precisam ser seguidos nessa ordem especifica, mas é bom ter uma ligação entre as partes, se não você não vai entender nada no futuro.
Onde estou

Fale onde esta, geograficamente e cronologicamente. Acho legal isso uma vez que podemos nos mudar, ir embora, e em que fase da vida ou mesmo do ano estamos. Isso faz com que o flash back seja mais intenso. Descreva em que mês escreve a carta, claro não com muitos detalhes, onde você mora diga como é seu quarto, bagunçado, arrumado, feio, frio ou como quiser. Diga se esta ansioso para o vestibular ou algum evento que rola ou vai rolar e que você curte muito, RockInRio ou os Jogos Olímpicos. Nessa ponto diga: 

"Hoje eu moro em Caucaia, meu quarto é uma eterna bagunça e estou no final do curso de Petroquímica e prestes a começar meu 4º semestre do curso de Química, aproveitando o final das ferias e muito ansioso para me formar"
 
O que faço

Descreva como é sua rotina, mas poupe detalhes minuciosos. Como é sua rotina no geral? Fala como você leva a vida diariamente, e como se sente em relação a isso, cansado, alegre, se gosta se odeia, essas coisas. É legal dizer o que você faz e qual sua intenção com isso tipo: faço cursinho pra entrar na faculdade e em fim cursar medicina, escrevo textos pensando em futuramente publicar meu livro ou mesmo estou sem fazer nada e não consegue mudar isso. Aqui diga:

"Faço duas faculdades e tento no espaço entre isso, viver, além de cuidar de um blog e contar lá algumas aventuras da vida. Me sinto cansado e estressado na maior parte do tempo, isso deixa uma puta bad as vezes."



Eu gosto de

Fale do que você gosta ou do que te faz bem. Ir a praia no fim da tarde, andar de bicicleta de madrugada ou passar o fim de semana em casa sem fazer nada vendo o teto do quarto. Você pode ir mais fundo falando um artista que você super gosta agora, vai taca taca taca taca, algo que foi criado recentemente e que você ama, WhatsApp ou o Pokemon Go, dependendo de quando a carta vai ser entregue. Basicamente diga o que faz quando sai, ou quer sair, da rotina.

Eu sou

Relate esse serumaninho que você é. Isso mesmo, pense em como as pessoas te veem e como você se vê. Analise qualidades e defeitos e fale sobre eles. Se gosta de curtir a vida, prefere ser mais cauteloso e focar na faculdade, quer namorar. Você pode falar o que não gosta do seu corpo se, se aceita como é, ou ainda tem duvidas sobre si. Conte problemas que se passam ou mesmo fale sobre o quão bem se dá com todo mundo. Basicamente escreva o "Quem sou eu" como se estivesse no Orkut. kkkkk bem doida

O mundo esta

Essa parte não faz muito sentido se sua carta for ser enviada daqui a um ano, ou mesmo no fim do ano, a final o mundo não vai mudar a ponto de percebermos as mudanças na próxima semana. Conte como o mundo está, o buraco da camada de ozônio está sarando, a Amazônia esta sendo desmatada, tá rolando guerra lá na esquina da África com a Ásia, um terremoto devastou o Nepal, foi assinado o tratado pra acabar com trabalho infantil, sabe coisa que tragam uma perspectiva do mundo que vivemos.


Eu imagino o mundo 

Nesse momento conte como você vê o mundo, unido, separado, em guerra. Descreva onde as coisas vão parar se continuarem nesse ritmo. O aquecimento global vai diminuir ou vai incendiar tudo no planeta, o homem chega em Marte ou mesmo que vai sair uma linha do terminal do Papicu rumo a lua. Não importa, diga como você imagina que as coisas sejam na data que receber a carta. Isso pode te mostrar um pouco da maturidade e a perspectiva das coisas que você tem. 

Me vejo 

Essa é a parte que eu mais gosto, escreva para o Eu do futuro. Para os sonhadores é massa caprichar nessa parte. Fale onde você se vê quando estiver lendo essa carta. Aqui diga como você se imagina na data que a carta for enviada para seu eu do futuro. Você terá realizado seu sonho, se formado, montado seu consultório?

Conte para você mesmo o que você espera conquistar nessa etapa da sua vida, se esta quase realizando um sonho ou se já realizou uma parte dele. Cris ainda não tenho um sonho na vida que que eu faço? Nazaré, tu pode dizer se espera ter se casado, se está noivo, se espera ter achado seu boy magia ou se tem filhos, quantos? Nessa hora pode falar, falar muito.


O recado que eu tenho para você:

Sabe aqueles finais de frase com "assinado com carinho o grande amor da sua vida", pois é. Você vai colocar uma coisa assim, só que mais bonitinho né. Além de se imaginar pai de família, formado, sonhador ou aventureiro diga a si mesmo que você se vê uma pessoa espirituosa, cheia de si, humilde, alegre, que tenha vencido a timidez, que tenha vencido os desafios além das suas forças, essas coisas. Toque seu coração do futuro, torne-se uma pessoa melhor, se ajude a voltar pra linha, caso tenha se perdido no caminho. E mande um abraço, beijo, cheiro para o eu do futuro e claro assine a carta.

Mas Cris tu falou de data, pra quando eu mando minha carta? Isso é relativo, escolha o que se sentir mais a vontade. Pode escolher quando estiver completando 18 anos, quando estiver se formando, quando fizer seus 30. Eu escolhi minha data de aniversario de 25 anos. Espero que eu não lembre dessa carta daqui pra lá. Você pode colocar a carta par dois ou três anos ou mesmo para alguns meses. É importante pensar com carinho na data.


Sua carta agora está pronta, praticamente. O site te dá uma opção de anexar a carta uma foto, e você ainda tem a opção de colocar a carta em modo privado ou publico. Sugiro que coloque no modo publico, uma vez que seu email pode se perder daqui ate a carta ser enviada e você em uma simples pesquisa pelo seu nome - colocado na assinatura - conseguir ler sua carta. Ah! Lembrando que é importante colocar um email que você consiga fácil acesso e confirma-lo depois de escrever e enviar a carta na própria caixa de entrada. Pronto, agora deixa por conta do tempo, e esperar pela surpresa.

  • Compartilhe:

Leia Também

0 comentários