11 de maio de 2017


O Legado de Bob Marley

Could you be loved and be loved?
Nome forte quando se fala no movimento Rastafári e da reggae music, Bob Marley, como era conhecido o músico Robert Nesta Marley, tem suas musicas marcada na vida de muitos, geração após geração. Hoje faz 36 anos da morte do cantor, devido um câncer. Ele se foi deixando doze filhos, mas além de herdeiros Marley deixou um legado bem maior e que não se perdeu no tempo.


Das inúmeras letras que ficaram conhecidas na voz de Marley, que até mesmo crianças conhecem seus versos mais famosos, levaram o cantor a ficar mundialmente conhecido pelo seu senso de justiça, liberdade e paz daquele jovem que viveu na pobreza de Kingston (capital da Jamaica) e viu desigualdades, injustiças sociais, foi preso e que também como todo jovem, desejou garotas.

Influenciado por uma Jamaica comandada por traficantes e pistoleiros, e sob influencias de uma Guerra Fria, onde existiam tensões sociais, o jovem Bob foi vitima de atentados, e incrivelmente sobreviveu a uma bala no peito provando dois dias depois cantando gratuitamente para seu povo no "Smile Jamaica".

Uma lida rápida pelas letras de Bob mostra uma visão otimista do mundo e um discurso que prega a união e a paz, além de levar a reflexões.  Passeando em algumas letras, porque são muitas, algumas mensagens do cantor que soube ser engajado, brincalhão, critico e até mesmo sensual.

Could You Be Loved

Minha musica preferida, fala exatamente: "Você poderia amar e ser amado?" Na letra o cantor fala que não é errado questionar padrões e que se você decidir seguir um caminho diferente de todo mundo, o amor não te deixará sozinho. Mas você poderia amar agora e ser amado? Então enquanto você aponta seu dedo outro alguém esta julgando você. Ame seu irmão!


Three Little Birds

Essa canção ficou conhecida também na voz de Gilberto Gil. Cara, não se preocupe com as coisas, porque cada coisa pequena, vai ficar bem. Sorria para o sol, e acredite que as coisas vão ficar bem, e que não há motivos para preocupação. Essa é a mensagem de Bob para você.

 Get Up, Stand Up

Nessa musica Marley fala da luta pelos direitos fazendo menção a Deus, sim Marley em uma fase da sua vida foi adepto ao cristianismo. Levante, resista: lute pelos seus direitos! Levante, resista: não desista da luta!

Is this Love

A letra é bastante romântica, acho linda. Eu quero te amar, eu quero te amar e te tratar, te amar e te tratar bem. Eu quero te amar todos os dias e todas as noites. Deve ser uma das melodias mais conhecidas de Bob, mas a parte mais linda é quando ele fala "Nós dividiremos o aconchego da minha cama de solteiro". Vai lá no fundo da alma.

No Woman No Cry

Na letra Bob conversa com uma mulher, sua esposa, convencendo-à a não chorar, lembrando-a das boas lembranças, e fala ainda "Everything gonna be alright!". Essa musica foi responsável pelo grande sucesso mundial do cantor. Que chegou a visitar o Brasil nas suas viagens.

One Love (People Get Ready)

Bob pregava a união das pessoas em um só amor e um só coração, para que as coisas fiquem bem. Mais uma vez dizendo, cantor viveu na época da guerra fria. Razões pelas quais a canção  foi escolhida pela BBC como a música do milênio (após seguidas guerras).



War

Essa musica cai muito bem nos dias de hoje. As guerras acabaram. Não pensem que porque a briga acabou que o ódio parou de existir com ela. E Bob falou na letra
"Até que a filosofia que sustenta uma raça
Superior e outra inferior,
Seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada
Havera guerra, eu digo guerra."
Ensinamentos, conselhos, criticas, sensualidade (ouça Stir It Up), romantismo apoiando-se na simplicidade. A discografia do cantor é imensa, e apesar de ter morrido 36 anos atrás o discurso de Bob vale até os dias de hoje. Mensagens de amor, otimismo e de paz fazendo uso de coisas pequenas, que deveria ser seguido por muitos. E até  que exista pobreza, injustiça, que as nações mantenham suas armas e conflitos, sanções e rixas bobas entre os homens o legado de Bob Marley nunca acabará.

POSTS SUGERIDOS