1 de abril de 2017


Motivos para mandar nudes

 Primeiro de Abril!



A arte de mandar nudes pipocou nos quatro cantos da internet de uns anos para cá. Não se sabe quem criou a expressão mas uma coisa ficou certa, mandar nudes pegou, virou febre, funk e inclusive caso de justiça e de muitas tretas na internet. E eu vim aqui não para dar motivos para mandar nudes, mas sim para dar um alerta e falar de uma coisa, que parece ser simples, mas que pode de dar serias dores de cabeça. Eu vou ixpor ela!

O fato de compartilhar qualquer imagem de alguém, seja lá qual for e como for, sem a devida autorização da mesma te torna passivo de indeniza-la por danos morais ou matérias pela violação da sua intimidade, vida privada, a honra e a imagem dela. Isso tudo é garantido pela Constituição Federal no Art. 5º. Brincar com as fotos do professor, achadas na rede, pode dar cadeia viu. Chega eu me tremi aqui!

Difamação e Injuria também entram no embalo, descritos respectivamente nos Artigos 139 e 140 do Código Penal, os crimes podem render uma pena de detenção, de três meses a um ano e de um a seis meses, e multa, respectivamente. Imagina só, passar de três meses a um ano detido, no estado atual que está o sistema carcerário brasileiro, por mandar compartilhar nudes! Compartilhar nudes é crime, e é coisa séria!

https://abrilmdemulher.files.wordpress.com/2016/10/memes-para-responder-quem-pede-nudes_25.jpg?quality=90&strip=all&strip=all

Bora seguir?! E no caso de ser uma nuvia, (novinha) como que fica a situação? Só piora! Conforme os Artigos 241, 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), praticas como adquirir, possuir, armazenar, vender ou expor à venda,  oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente pode levar a penas de 3 a 8 anos, anos, de reclusão e multa. Portar nudes, pode te levar pra prisão viu. 

O Marco Civil, permite que, perante a ordem judicial, conteúdos indevidos sejam removidos da internet, mas calma que não é bagunça. Para isso você precisa reunir o máximo de provas possíveis do ocorrido, e assim encaminhar-se para a delegacia mais próxima e prestar queixa e assim fazer uma solicitação para a remoção do conteúdo, notificando o servidor extrajudicialmente (sem envolver juiz) sob pena de ação judicial. As provas servem para comprovar o dano perante o juiz, caso necessário. Existem delegacias especializadas nesse tipo de crime, mas Fortaleza não conta com delegacias desse tipo.

https://abrilmdemulher.files.wordpress.com/2016/10/memes-para-responder-quem-pede-nudes_32.jpg?quality=90&strip=all&strip=all

E caso você pense em invadir ou hackear os dispositivos alheio procurando algo que não deve, seja informações, arquivos ou afins, existe uma lei que criminaliza essa pratica. A Lei Nº 12.737/12, também conhecida como "Lei Carolina Dieckmann", criminaliza a invasão de dispositivo de informática alheios para obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do proprietário.

Ah e ainda que  insistam e persistam para você enviar nudes, não envie! Pense bem nas implicações e problemas que aquilo pode te causar. 

A pagina M de Mulher fez uma coletânea de "Memes para ter na manga quando alguém te pedir nudes" vale a pena conferir.


POSTS SUGERIDOS